25 de junho de 2019

Afinal, o que é fluxo de caixa?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Female hands reviewing accounting document.

 

Você provavelmente já ouviu falar de fluxo de caixa, mas será que você realmente conhece esse conceito? No post de hoje você vai entender melhor no que ele consiste e como deve ser elaborado para que as finanças da sua empresa fiquem mais organizadas, tornando a gestão do seu negócio mais eficiente. Confira!

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa, de forma básica, é uma mecanismo utilizado dentro do planejamento financeiro de forma a auxiliar uma pessoa ou empresa a ter o controle dos saldos das suas contas. Um exemplo básico da utilização do fluxo de caixa é o gerenciamento do saldo de uma conta de forma que o saldo seja sempre suficiente para cobrir débitos previstos em uma determinada data. Com o fluxo de caixa você consegue saber se em uma determinada data você vai ter dinheiro suficiente na conta para pagar sua conta de água ou energia por exemplo.

Como elaborar um fluxo de caixa eficiente

Para elaborar um fluxo de caixa eficiente, dê preferência ao uso de um bom sistema de controle financeiro online. No geral sistemas online permitem também a padronização dos dados e apresentação de diferentes relatórios baseados em seu fluxo de caixa como, por exemplo, suas despesas separadas por tipo — o que facilitará a organização dos seus gastos, permitindo a diminuição de alguns e o corte de outros, se necessário.

O valor disponível dos recursos ou fluxo de caixa será representado pela comparação entre os saldos iniciais das contas de caixa, bancos e aplicações e a movimentação de saída de sua empresa — como o pagamento de contas como salários, de energia ou o acerto com fornecedores, além do valor das entradas, geralmente relativas ao valor de recebimento de clientes e outros.

Quais são os cuidados com o fluxo de caixa

Os cuidados começam com a separação obrigatória das despesas de sua empresa daquelas pessoais. Caso essa divisão não seja feita, você não saberá o quanto de recursos sua organização ou você realmente tem.

Além disso, registre todas as entradas e saídas, independentemente do valor, já que no final do período pequenos gastos podem ser representativos.

Quais são as vantagens do fluxo de caixa

Além de organizar as suas finanças, o fluxo de caixa ainda é uma importante ferramenta que permitirá que você conheça seus gastos, e entradas de recursos. Além disso, ele é uma ferramenta de planejamento, já que, na sua forma projetada, você pode saber aproximadamente o valor dos seus desembolsos e entradas, o que poderá te ajudar a não ter problemas financeiros e na gestão do seu negócio.

Se você não conhece ou não utiliza um sistema de controle financeiro para controlar seu fluxo de caixa, clique aqui e confira 5 sites de controle financeiro.

Quer saber mais sobre assunto? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *