21 de outubro de 2018

A importância de aprender a fazer o seu controle financeiro pessoal

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

a-importancia-de-aprender-a-fazer-o-seu-controle-financeiro-pessoal-20171229161308.jpg

Ter o controle financeiro pessoal é essencial para quem quer estabelecer uma boa relação com o dinheiro e ter uma situação econômica mais confortável no futuro, sem abrir mão de fazer o que gosta e realizar sonhos.

Assim como em uma empresa, a má gestão financeira pode causar endividamentos e levar indivíduos e até famílias inteiras a situações desesperadoras. Não manter o controle financeiro pessoal é como estar a deriva em oceano aberto, sujeito às adversidades que a natureza pode trazer.

Quando não cuidamos da economia doméstica, é como se abríssemos mão do controle das nossas próprias vidas, nos deixando levar pelo momento e entrando em situações complicadas sem ter um plano reserva para recorrer em emergências.

Evitar ou quitar dívidas

Gastos impulsivos e fora da realidade podem levar embora boa parte do seu dinheiro e gerar dívidas. A tendência é pagar o que dá e entrar no cartão de crédito para bancar outras despesas. Quando você vê, seu orçamento inteiro está comprometido e as contas não batem, acumulando juros diários que fazem sua dívida aumentar.

A pessoa endividada vive estressada e preocupada, tentando tapar buracos. Por outro lado, quando você cuida da economia doméstica consegue evitar novas dívidas e quitar as antigas, dando um respiro para suas finanças pessoais.

Economizar

Independente do motivo, quem quer economizar precisa aprender a fazer o controle financeiro pessoal e valorizar seu dinheiro. Só é possível economizar mudando hábitos ruins e se tornando mais consciente do seu orçamento, para assim adequá-lo e encontrar um ponto de equilíbrio.

Para economizar é preciso controlar os gastos – um software de gestão financeira pode ajudar nessa tarefa. Com um pouco de comprometimento e perseverança você pode fazer seu dinheiro render.

Ter uma reserva para emergências

Quando você não tem dívidas e consegue economizar pode começar a guardar um dinheiro para situações inesperadas, como doenças ou carro que quebra. Pode não parecer, mas esses gastos não esperados comprometem boa parte do orçamento, por isso precisamos estar preparados para eles. Fazendo uma reserva você fica mais seguro e não deixa imprevistos afetarem suas finanças pessoais.

Conquistar novos sonhos e objetivos

Não devemos viver em função do dinheiro, devemos utilizá-lo de forma sábia e estratégica como uma ferramenta para nos levar aonde queremos. Com uma boa gestão financeira é possível se planejar para conquistar seus sonhos, seja ele uma casa, um carro, uma viagem para o exterior ou uma aposentadoria confortável. Sem o controle financeiro pessoal não somos capazes de assumir o controle da nossa vida e damos passos perdidos que nunca nos levarão até nossos objetivos.

Investir e multiplicar

Ninguém quer viver no limite, contando dinheiro a cada cafezinho, não é mesmo? Quando temos controle do nosso orçamento e sabemos como fazer uma boa gestão financeira podemos investir e multiplicar nosso dinheiro, a fim de viver de forma mais segura e confortável.
Qual é a sua relação com o dinheiro? Você cuida das suas finanças pessoais? Comece agora mesmo a retomar o controle da sua vida financeira e viva melhor!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *