24 de março de 2017

A grande idéia de um empreendedor

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Eu não sou nenhum empreendedor (ainda), muito menos especialista no assunto, nem o blog fala muito sobre o tema. Mas, ou andar das coisas, com leituras de excelente qualidade e gratuita na internet, resolvi pesquisar o assunto e aprender mais.
Devido ao acumulo de conhecimento, vejo que o empreendedorismo, quando bem sucedido, pode ajudar e muito na busca da independência financeira. Essa nova  maneira de ver o mundo é o que vai mover minha vontade de trabalhar para mim mesmo um dia. Porém sei que com estudos, conselhos e pesquisas podemos criar algo novo nesse espaço gigante que é o mundo virtual.


Meu primeiro texto sobre empreendedorismo foi escrito a pedido de Ricardo Lúcio da Revista News BRazil, aqui de Dublin, onde publico matérias em uma coluna mensal, na seção de economia. Leia aqui o artigo: “Querem empreender na Irlanda“.
Em qualquer novo negócio empresarial, muitos sabem e o consideram normal a atitude de você ter uma grande idéia, criar um plano de negócio, desenvolvê-lo, e as vezes é “obrigado” a obter um financiamento para lançar uma nova empresa no mercado.

A escola suíça, IMD, traz-nos um estudo [1] que decifra os códigos não escritos do empreendedorismo. O que ele é, como ele deve acontecer e como o empresário pensa.
[...]




O que dizem por ai é que a maioria das grandes idéias, começam com um problema, onde é identificado uma necessidade não atendida, um gargalo no processo ou ainda um inconveniente. A idéia é geralmente apenas uma maneira de resolver isso. As mesmas podem perfeitamente saírem do “papel” e serem mais que um projeto.
Os professores Michael Wade e Mark Arnason citam uma grande empresa já bem conhecida, como uma das maiores idéias que emplacou como bem sucedida, a experiência do Starbucks de hoje. Grandes Idéias começam extremamente ásperas e semi-cozidas, e elas só são esculpidas em grandeza ao longo do tempo.
Vamos ao exemplo dos professores: Flash Howard Schultz de insight foi levar café italiano bistros para os Estados Unidos, mas em seu conceito original, os clientes em pé ou no cimo de fezes (não havia cadeiras), ouviam a música da ópera, e foram servidos por garçonetes com vestidos e laços – certamente não era o que um cliente americano esperaria.
Segundo o estudo, o empreendedor bem sucedido segue quatro princípios básicos, que são consistentemente:
  • Começa perguntando quem ele é e que ele sabe fazer melhor. Com isso, começa empreender algo mais perto de casa e algo pequeno.
  • Eles estabeleceram uma perda aceitável, considerando o impacto negativo que pode lidar com essa perda. A maioria dos empresários iniciantes, apenas deixam seus atuais empregos depois que o projeto está em andamento a mais de um ano.
  • Eles são ótimos em tirar proveito de situações inesperadas, ao contrario do que dizem os livros, eles ignoram as anomalias.
  • Eles são hábeis em criar parcerias. Embora se pensem que os mesmo são solitários e independentes, geralmente sabem como estabelecer ligações de todos os tipos para ajudá-los a vender e desenvolver seu projeto.
Os pesquisadores enfatizam que o empreendedor é reativo e está hábito a ajustar e modificar suas estratégias de negócio, com base no feedback (comentários e resultado de pesquisas) constante de clientes, e grupos de parceiros, assim como amigos e parentes. Isso mostra que é uma maneira de acrescentar idéias e moldar seu negócio.
A idéia é importante, mas o mais importante é a execução e maximizar o sucesso do projeto, nesse caso o mais importante é a flexibilidade que o empresário possui em adquirir e processar os novos pensamentos que surgiram no caminho. Ele tem que estar de mente aberta para desenvolver sua idéia, plano de implementação e gestão.
É isso ai pessoal, espero que gostem e que sirva de inspiração para outros futuro empreendedores.
Um forte abraço a todos e até a próxima pesquisa.
Visitado em 20/08/2011 às 9:56 hrs(GMT 00:00).




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