23 de julho de 2018

7 dicas simples para economizar no dia-a-dia

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

x-dicas-simples-para-economizar-no-dia-a-dia-20171229161308.jpg

Começar a fazer a gestão financeira nem sempre é uma tarefa simples, mas existem alguns hábitos diários que ajudam a economizar um dinheiro significativo no seu dia a dia:

1. Coma menos fora de casa

Comer fora fica caro, sem falar nas taxas de entrega ou nos gastos com transporte. Além disso, comendo em casa você pode deixar sua alimentação mais saudável. Por causa do trabalho nem todo mundo pode abrir mão de comer fora no almoço, mas será que é preciso pedir comida ou sair também no jantar?

2. Anote tudo o que gasta

Ter o controle financeiro pessoal  é essencial para conseguir economizar e você só vai conseguir isso se souber exatamente para onde seu dinheiro está indo. No começo pode parecer chato, mas logo você se acostuma e até pensa mais antes de gastar. Dica: utilize um aplicativo de celular ou um site de controle financeiro, para garantir mais praticidade e evitar erros.

3. Cuidado com despesas pequenas

Sabe aquele cafezinho depois do almoço, o docinho todo fim de tarde e o pão de queijo que você come na padaria em frente ao trabalho de manhã? São coisas baratas, que na hora parecem gastos insignificantes, mas comece a calcular quanto elas representam ao final de cada mês e você vai ver que as despesas pequenas muitas vezes nos enganam, pois quando somadas representam um valor alto.

4. Pense duas vezes antes de comprar

Isso vale principalmente para artigos de valor alto. Viu algo e quer levar para a casa? Vá dar uma volta antes de comprar, pense se você realmente precisa, se o valor está atrativo, se você pode arcar com essa despesa no momento, se vai ter mesmo utilidade e se não há uma alternativa mais barata. Volte à loja só depois de ter certeza de que a compra é a melhor decisão.

5. Programe as compras no supermercado

O supermercado é uma grande armadilha, principalmente quando estamos com fome. É fácil perder o foco com tanta coisa gostosa, por isso faça um lanche antes de sair de casa e leve uma lista com tudo o que precisa. Tente não sair do que está na lista e, quando possível, aproveite promoções e substitua marcas caras por opções mais baratas.

6. Procure alternativas de passeios

Se você sai muito, adora ir ao cinema, jantar com os amigos ou ir num barzinho, isso provavelmente está consumindo boa parte do seu orçamento. Limite o número de saídas semanais desse tipo e busque passeios que não te façam gastar muito, como ir ao parque, visitar um museu ou uma exposição, assistir uma peça gratuita ou cozinhar em casa com os amigos.

7. Deixe o carro na garagem

O preço do combustível não para de subir e compromete uma parte significativa do orçamento. Por isso, antes de sair avalie a necessidade de ir de carro. Às vezes o transporte público é uma boa opção. Em outros casos, você pode ir a pé ou de bicicleta e aproveitar para cuidar da saúde enquanto economiza.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *