7 dicas para ser um freelancer de sucesso na internet

7 dicas para ser um freelancer de sucesso na internet

Vida de profissional autônomo que trabalha pela internet é mesmo muito sedutora: poder escolher horários e locais diferenciados para trabalhar, além de conseguir conciliar o trabalho às outras exigências cotidianas, tem tudo para ser ideal. Mas, se você não tomar certos cuidados, corre o risco de se decepcionar — e muito — com os caminhos que sua vida profissional terá.

Veja, a seguir, 7 dicas para lucrar na internet como um freelancer de sucesso!

1. Organize o seu tempo

Um dos inimigos dos freelancers é a escassez de tempo. Com a vida cada vez mais cara, o jeito é pegar várias tarefas, a fim de enfrentar os gastos cotidianos. E é aí que mora o perigo: você corre o risco de atrasar as entregas, colocar em risco sua reputação e até mesmo perder clientes.

O segredo para não se ver às voltas com esses problemas todos é organizar as coisas. Isso, de maneira a realizar tudo aquilo que você se propôs e com o que se comprometeu. Tudo rigorosamente dentro do prazo combinado.

2. Monte um planejamento financeiro

Quem ganha pela quantidade de trabalhos feitos deve planejar direitinho as finanças. Caso contrário, viver na corda bamba será sua rotina. Isso, porque os ganhos de um freelancer variam, o que é muito diferente de contar com um salário fixo.

E, também em função da possibilidade de algum imprevisto impedi-lo de trabalhar por certo tempo, como no caso de uma doença, por exemplo.

Então, para ter sucesso na carreira freelancer, a solução é trabalhar o máximo possível em épocas de boa demanda, ou seja, quando há fartura de trabalho, e preparar uma reserva financeira para os dias menos favoráveis.

Veja que essa reserva não deve ficar parada em sua conta corrente: invista-a! Também leia o post Planejamento financeiro: o que é e como fazer para ficar por dentro de como gerir as finanças da vida de freelancer!

3. Estabeleça metas

Freelancer que deseja compor ou complementar renda trabalhando pela internet deve ter metas bem definidas. Isso significa contabilizar o quanto precisa ganhar, e ser capaz de atingir essa quantia. A dica seguinte se refere a como conseguir isso!

4. Viabilize seus objetivos

Destacamos, abaixo, 3 estratégias indicadas para se obter visibilidade no mercado freelancer, e, desse modo, viabilizar as metas financeiras. São sugestões bem simples, porém, muito úteis:

  1. Prepare um portfólio bem caprichado, com seus principais trabalhos.

  2. Invista em parcerias.

  3. Esteja sempre atento às oportunidades de fazer networking.

5. Forme clientela

Além dos itens anteriormente destacados, faça todo o possível para conquistar uma clientela constante, que gere demanda regular por seus serviços. Uma maneira certeira de conseguir isso é sendo 100% honesto, transparente e correto. E, seguir a próxima dica!

6.  Trabalhe com qualidade

Para ter sucesso na carreira freelancer é preciso levar muito a sério cada trabalho. Isso significa ser profissional: postura valorizada em qualquer meio, inclusive no digital. Então, para consolidar sua posição no mercado de oportunidades da internet, execute cada tarefa como a mais importante da sua carreira.

7. Estude sempre

A vida de freelancer da internet não admite acomodação. Para ser um profissional reconhecido em qualquer das áreas de atuação em alta — como na de produção de conteúdos, revisão de textos, tradução, web designer, entre outras tantas —, é preciso se destacar.

E, para se destacar — e manter-se em evidência —, o freelancer deve estar sempre evoluindo: por meio de cursos de atualização, especializações e de ficar ligado nas tendências e caminhos da sua profissão.

Como você viu nos itens elencados nesse post, há muito mais entre os sonhos e a realização da carreira de um freelancer de sucesso do que pode imaginar nossa vã filosofia. Mas, nenhuma das dificuldades dessa forma de trabalhar é impossível de vencer: bastam boas doses de disciplina e muita organização para firmar o pé em um mercado que, mesmo para lá de concorrido, é muito democrático.

Pronto para se lançar como freelancer na internet e superar desafios? Leve essa ideia a seus amigos, compartilhe-a em suas redes sociais!

Confira também:

13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário