21 de outubro de 2017

6 filmes do Netflix para quem quer aprender mais sobre finanças

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

ilmes-do-netflix-para-quem-quer-aprender-mais-sobre-financas

Se você está procurando formas de aprender mais sobre finanças, não precisa se debruçar sobre livros e artigos acadêmicos. É possível ter mais conhecimento e se divertir ao mesmo tempo, com filmes que retratam o mercado financeiro.

A gente sabe que a vida é corrida e todos têm muitas coisas para resolver no dia a dia. Para ajudá-lo, fizemos uma seleção de 6 filmes que estão no Netflix para você aprender mais sobre finanças. Vamos conhecê-los?

1. O Lobo de Wall Street

O filme é dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, que interpreta Jordan Belfort, um corretor que ficou milionário ao aplicar fraudes em seguro.

Na trama, Belfort tem que se reinventar após sua antiga corretora falir. Num novo emprego, ele percebe brechas nas negociações de seguros e aproveita para crescer, até abrir sua própria firma.

Além de entender como funciona o mercado de seguros, você também vai saber como nascem as fraudes e as tramas de corrupção.

2. A Grande Aposta

Este filme conta, em tons didáticos, como a crise financeira de 2008 nasceu e tomou corpo, a ponto de provocar um colapso na economia dos Estados Unidos e em alguns países do mundo.

Um grupo de investidores, a partir da avaliação de uma pequena empresa, percebe que o mercado imobiliário vai quebrar e que apostar nos grandes bancos seria uma forma de fazer fortuna.

O grande mérito do filme é fazer com que um tema complicado seja fácil de ser entendido. Hipotecas, investimentos de longo prazo e seguros estão traduzidos em esquetes bem-humoradas ao longo do filme, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

3. Margin Call

Outra produção que trata da crise de 2008, “O Dia Antes do Fim” (a versão do título em português) conta a história de um analista que trabalha num banco de investimentos e descobre informações que podem aniquilar com a firma.

Os dados são sigilosos, e ele tem 24 horas para decidir o que fazer com elas. A empresa continua a operar ao mesmo tempo em que o mercado antevê o caos financeiro em que mergulharia. O filme, com Kevin Spacey (House of Cards), ganhou o Oscar de melhor roteiro original.

O tema central do filme é a informação, essencial para os negócios.

4. Wall Street – Poder e Cobiça

Este é considerado uma das grandes obras sobre o mercado de bolsa de valores. Estrelado por Michael Douglas (Oscar de melhor ator) e Charlie Sheen, o filme conta a história de um investidor que, para vencer em Wall Street, utiliza recursos ilegais, como o uso de informações privilegiadas.

O filme revela os bastidores das negociações do mercado de ações e questiona se vale a pena obter sucesso a qualquer custo. Teve uma continuação, “O Dinheiro Nunca Dorme”, também disponível no Netflix.

5. O Homem que Mudou o Jogo

O filme tem o beisebol como premissa, mas no fundo trata de finanças e estatísticas. Para transformar um clube quase falido em um campeão, um gerente de contratações, interpretado por Brad Pitt, usa a matemática para encontrar jogadores eficientes e baratos.

Com tudo feito na ponta do lápis, ele consegue montar uma equipe competitiva. O planejamento financeiro é o grande mote do filme.

6. Trabalho Interno

O documentário investiga os mecanismos do sistema financeiro que levaram à crise que assolou os Estados Unidos em 2008. O filme vai até a Islândia para entender como a desregulamentação funcionava naquele país, para em seguida relacionar com os Estados Unidos, adeptos dessa prática.

Corrupção, medidas bancárias abusivas e política foram alguns dos fatores da crise, todos retratados no filme, vencedor do Oscar de melhor documentário.

Pronto para assistir a estes filmes no Netflix e aprender mais sobre finanças? Se você gostou da seleção, compartilhe a lista com seus amigos nas redes sociais!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *