20 de agosto de 2017

6 documentários sobre finanças que vão te ajudar a entender mais!

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

documentarios-sobre-financas-que-vao-te-ajudar-a-entender-mais

Além de entretenimento, filmes também são uma ótima fonte de aprendizado. Por isso separamos aqui alguns documentários sobre finanças que poderão lhe ajudar a entender melhor vários aspectos desse mercado tão complexo e instigante.

Abordando temas como o mercado imobiliário, ações, dívida pública, impostos, livre mercado e até mesmo a falta de ética empresarial, esses filmes têm uma linguagem relativamente simples e são recomendados para qualquer pessoa que busca um maior conhecimento financeiro.

1. Trabalho Interno (Inside Job)

“Se você não ficar revoltado ao final do filme, você não estava prestando atenção”. Essa frase promocional já é capaz de dar uma ideia do potencial devastador deste documentário.

De acordo com o diretor Charles H. Ferguson, o filme trata da corrupção sistêmica dos serviços financeiros nos Estados Unidos e de suas consequências. Bem recebido pela crítica, ele faz duras críticas à política econômica americana, de Reagan a Obama. Um dos poucos documentários sobre finanças a vencer a estatueta do Oscar na categoria em 2011.

2. I.O.U.S.A

O título do filme é um trocadilho com a frase I owe you, que significa “eu devo a você”. Em uma jornada pelos Estados Unidos, onde colhem depoimentos de personalidades como Alan Greenspan e o bilionário Warren Buffet, o filme lançado em 2008 mostra de maneira alarmante o crescimento insustentável da dívida pública norte-americana e como isso deverá prejudicar as futuras gerações.

3. A Ascensão do Dinheiro (The Ascent of Money)

Neste filme, o historiador e professor de Harvard Niall Ferguson explica a origem e a influência do dinheiro na sociedade e nas relações humanas. Viajando por diversos países e entrevistando especialistas, Niall Ferguson faz o espectador compreender como o dinheiro se tornou o que é hoje. Vencedor do Emmy Internacional, é um dos melhores documentários sobre finanças para começar a entender temas como o mercado de ações, crédito, seguros e títulos.

4. Overdose – A próxima crise financeira (Overdose – The next financial crisis)

Este documentário de 2010 se propõe a explicar como uma sucessão de políticas econômicas mal executadas acabaram levando o planeta a uma grande crise e que a tentativa de se evitar um colapso no sistema bancário acabou gerando um colapso ainda maior. Para os produtores do filme, o governo norte-americano insiste nos mesmos erros que levaram o país à crise anos antes.

5. Enron: Os mais espertos da sala (Enron: The smartest guys in the room)

O documentário de 2006 detalha a falência da companhia energética Enron. Os produtores demonstram a ganância sem limites dos executivos da empresa, que maquiaram balanços para esconder prejuízos bilionários de seus acionistas. Certamente um dos melhores documentários sobre finanças a abordar a ética empresarial.

6. HANK: Cinco anos depois do colapso (HANK: 5 Years From the Brink)

Lançado em 2013, o filme mostra a batalha do ex-Secretário do Tesouro americano Henry Paulson para conseguir aprovar um resgate financeiro de valores surreais. Além disso, uma parte do documentário ainda mostra técnicas de persuasão e levanta questões morais.

Com esses documentários sobre finanças você aprenderá muito mais sobre o tema! E se quiser saber mais, assine a nossa newsletter.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *