22 de novembro de 2017

6 dicas simples para economizar dinheiro no dia a dia

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Com a recessão econômica nacional, o poder de compra do cidadão brasileiro diminuiu consideravelmente. O orçamento doméstico está cada vez mais curto e os preços dos produtos e serviços necessários no mês, mais altos. Por isso, é preciso rever gastos e mudar hábitos para que as contas sejam todas pagas em dia. A seguir, você verá 6 medidas simples para economizar rotineiramente. Confira e as coloque em prática já!

dinheiro

1. Planeje as compras do supermercado

Monte um cardápio semanal e faça as compras de supermercado com base nele. A lista criada a partir dos itens necessários aos preparos trará foco na hora de fazer as compras, o que é fundamental para economizar. Evite ir ao mercado apenas uma vez no mês para poder aproveitar melhor as promoções. E claro, dê preferência aos produtos com preços mais atrativos.

2. Evite sair para comer

Por mais práticas que sejam as refeições feitas fora de casa, elas pesam muito no orçamento. Dos pequenos cafezinhos aos jantares, evite qualquer alimentação que não seja feita em casa. Por menores que sejam os valores, se somados diariamente, eles ainda assim têm um impacto considerável no final do mês.

3. Reveja seu pacote de serviços bancários

Na hora de economizar, qualquer quantia guardada faz diferença. Por isso, é bom rever os serviços bancários para verificar se tudo aquilo que é pago está sendo utilizado. Caso não seja, peça ao gerente da instituição para mudar a sua conta para o plano básico. Assim, você evitará gastos desnecessários.

4. Analise as contas de casa

Você realmente precisa ter um plano com cobertura de todos os canais de TV a cabo? Há a necessidade de ter um telefone fixo, mesmo quando todos os residentes ficam fora por grande parte do dia? Será que a conta de celular não pode ser pré-paga? Faça avaliações como essas e identifique o que realmente é necessário. O que for supérfluo e sem uso, corte das suas contas mensais.

5. Realize compras à vista

Quem realiza compras em dinheiro tem maior poder de barganha com os vendedores. Com isso, é possível conseguir descontos mais substanciais, o que rende boas economias. Além disso, ainda há o benefício de não pagar juros e de não protelar pagamentos para os próximos meses.

6. Esqueça o cheque especial

O limite extra disponibilizado pelo banco é referente ao que é chamado de cheque especial. Esse tipo de crédito tem uma taxa de juros muito alta, e o que pode parecer uma facilidade em um primeiro momento, mas pode virar um problema futuro. Dessa forma, utilizá-lo não é uma boa opção. Deixo-o somente para casos de extrema urgência, como os de saúde, por exemplo.

As dicas que você acabou de acompanhar sobre como economizar no dia a dia são simples de ser praticadas e geram um retorno significativo no final do mês, seja para controle dos gastos ou para a criação de uma poupança.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *