21 de outubro de 2018

6 dicas para você evitar fraudes na hora de investir

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

dicas-para-voce-evitar-fraudes-na-hora-de-investir

Tornar-se um investidor é um método contundente de valorizar e rentabilizar seu patrimônio. Contudo, é preciso ficar atento para que nada saia errado. Assim, faz-se necessários conhecer as características para você evitar fraudes na hora de investir, possibilitando segurança da aplicação à retirada.

Com cada vez mais opções de investimentos, pessoas maliciosas que querem seu dinheiro também podem criar os mais variados golpes. Na era da informação, saber o que é seguro virou requisito indispensável para os investidores. Pensando nisso que trazemos as 6 dicas para você evitar fraudes na hora de investir.

1. Conheça a instituição financeira

O primeiro e precioso passo para não sofrer com nenhum tipo de golpe é conferir se a instituição financeira é habilitada dentro do sistema do Banco Central do Brasil (BCB). Dentro do próprio site do BCB há uma lista de instituições que são outorgadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável por evitar fraudes nesse sentido.

2. Fuja de condições mais que especiais

Muitos investimentos apresentam um retorno acima do praticado pelo mercado – geralmente com valores de aporte mais altos que outros produtos financeiros. Para evitar fraudes na hora de investir, fuja das condições mais que especiais. Em grande parte dos casos (há alguns produtos financeiros que são seguros, mas mínimos), isso é um chamariz para pegar investidores novatos e desprevenidos.

3. Leia o contrato

Uma prática pouco comum é ler o contrato de qualquer negociação. No caso dos investimentos, isso é praticamente um suicídio financeiro: você pode até optar por uma instituição autenticada pelo BCB, mas as ‘letras miúdas no rodapé’ podem minar sua rentabilidade – e, em alguns casos, abocanhar uma fatia do patrimônio investido.

4. Saiba no que está investindo

Outro ponto essencial para você evitar fraudes na hora de investir é conhecer em que produto financeiro está investindo. Nesse caso é bom ficar atento principalmente a investimentos coletivos, daqueles onde um investidor ‘mais experiente’ mostrará qual é o caminho no momento. Entender cada modalidade evita comprometer o seu precioso dinheiro.

5. Consulte especialistas de confiança

Há inúmeros profissionais das finanças – e plataformas do gênero na internet – que possuem amplo portfólio de clientes, passando credibilidade e segurança. Consultá-los quando há receio em determinado investimento pode ser uma ótima maneira de não cair em um golpe (e, ainda, possuir ótimos retornos).

6. Diversifique

Mesmo com todos os cuidados acima descritos, ainda é possível que uma instituição financeira autenticada possa sofrer golpes, fraudes e ataques – ou, até mesmo, ser criada para roubar seu patrimônio. Nesse caso, a melhor dica para você evitar fraudes na hora de investir é ter várias aplicações – a famosa diversificação de investimentos, que protege parte do seu investimento.

Com as dicas acima é possível garantir segurança para os seus investimentos. Lembre-se sempre de fazer as operações em instituições credenciadas pelo CVM, pesquisando a fundo sobre onde deseja aportar e quais ferramentas têm disponível.

Principalmente na internet, mas também presencialmente, há inúmeras pessoas que cometem as mais diversas fraudes – e, assim, seguir o que trouxemos no artigo mina as possibilidades de perder seu dinheiro.

Quer saber mais sobre esse assunto e ter acesso a outros conteúdos exclusivos? Leia os artigos do blog e conheça nosso site – nós te ajudamos a ter o sucesso financeiro que tanto deseja.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *