20 de agosto de 2017

5 mentiras sobre o empreendedorismo que podem te atrapalhar

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

empreendedorismo

Empreender segue sendo o sonho de muitas pessoas. No entanto, o apego que alguns candidatos a empreendedor possuem com relação aos boatos que envolvem a atividade empreendedora costuma prejudicá-los.

Descobrir quais são as principais mentiras sobre o empreendedorismo é o primeiro passo para criar um negócio de sucesso. Confira a seguir:

1. “Você trabalhará menos”

Quem já possui uma empresa sabe o trabalho que essa atividade dá. Por isso, ouvir alguém dizer que “quer abrir uma empresa para poder parar de trabalhar” é algo que não faz sentido.

Obter riqueza por meio de qualquer atividade econômica exige trabalho. O empreendedorismo é indicado para aqueles que desejam parar de trabalhar para terceiros, mas não para os que querem férias eternas.

 2. “Não conte sua ideia para ninguém”

Muitos empresários tomam grandes prejuízos por acreditarem nessa mentira sobre empreendedorismo. É lógico que é necessário cuidado com relação à proteção comercial e intelectual de sua ideia, mas acredite, ela pode não ser tão boa assim.

Debatê-la com amigos e pessoas de confiança é fundamental para que você perceba se realmente teve uma boa ideia de negócio.

3. “Espere o momento certo para empreender”

Você conhece alguma pessoa que está esperando o momento certo para começar a fazer exercícios? Então, a lógica é a mesma. O momento certo nunca chega.

Isso não significa que você deva começar sua empresa sem nenhum planejamento. Pelo contrário, planejar-se é fundamental. No entanto, não culpe questões externas para justificar o porquê de você ainda não ter começado a empreender.

A partir do momento que se inicia a coletar informações sobre a sua futura empresa, você já começou a empreender. Pequenas tarefas são muito importantes é possível começa-las agora mesmo.

4.  “Empreender é um dom”

Não. Não é. Empreender é força de vontade, tanto para criar uma empresa quanto para estudar o que é necessário para mantê-la. Algumas pessoas olham a história de grandes empreendedores, como Steve Jobs ou Wall Disney e fantasiam sobre estas biografias, como se eles fossem seres míticos. Porém, esquece-se que eles fracassaram, estudaram o mercado no qual queriam entrar, tomaram decisões difíceis etc.

Você precisará colocar os pés no chão e deixar de acreditar nessas mentiras sobre empreendedorismo se quiser ter sucesso.

5. “Você consegue fazer tudo sozinho”

Provavelmente não. Ter uma empresa envolve diversas tarefas e isso requer ajuda. Seja por meio de um sócio ou de um colaborador você deverá confiar em algumas pessoas e delegar tarefas. Caso contrário seu nível de estresse aumentará e a qualidade dessas atividades despencará, colocando em risco o futuro da empresa.

É totalmente compreensível — e recomendável — que você estude os temas que não conheça. Hoje, graças à internet, isso é algo simples. Mas isso não quer dizer que você deva ser responsável por todas as tarefas do empreendimento.

Mentiras sobre empreendedorismo devem ser combatidas, afinal, iludem e criam falsas expectativas com relação a uma atividade tão importante — e nobre — que é empreender.

Confira também, Manual Como se tornar um empreendedor.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *