26 de março de 2017

5 maneiras de administrar seu tempo perante o PC

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Atendendo a pedidos, vou tentar explicar o porque que todos, e aqui me incluo, “perdemos” tanto tempo na frente do computador.

 

Imagem Créditos: freedigitalphotos.net

Nos dias de hoje, todos gostaríamos que um dia tivesse pelo menos 30 horas. E um dos principais inimigos do conhecimento é o tempo, ou melhor, a falta dele. Claro que existem outros motivos igualmente importantes, mas vamos focar esse texto no aprendizado de como administrar seu tempo perante o PC.

As cinco maneiras que vou citar a seguir serão explicadas uma a uma, com o intuito de poder ajudar aos leitores a selecionar melhor as informações captadas na web. Melhorando assim sua vida, mantendo-a mais organizada e sem estresse. As maneiras e dicas abaixo são: o problema do excesso de informação, a dificuldade em definir o que quer ler e aprender, a maneira em processar tantas informações, a difícil tarefa de administrar o tempo, por último e a que considero mais importante, encontrando sua paixão.

Vamos a elas:

1º. – Excesso de informação

Outro enorme inimigo dos internautas é o excesso de informação que a internet propõe. O que vale mesmo é selecionar. A internet nos traz todos os dias uma enorme quantidade de novidades, assim sendo, necessitamos filtrar o que mais nos convém. Se você não tiver um filtro bem específico, com foco no conhecimento, dificilmente será bem sucedido.

Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

2º. – Definir o que quer ler

A falta de planejamento do tempo disponível e para obter determinada informação é o que mais me deixa intrigado. Posso dizer que estou “ocupado” quando na verdade estou apenas “navegando” por sites que não me trazem valor de conhecimento algum, porém me dá prazer ler notícias sobre esporte, por exemplo. Adoro esportes radicais.

Defina qual o assunto que quer aprender ou se aperfeiçoar. Saber definir o que quer ler e selecionar o que quer aprender é unificar os dois melhores mundos online. Sem perda de tempo extra, apenas acompanhando temas que lhe traga conhecimento. Esse seria o ideal, no entanto, sabemos que necessitamos de um equilíbrio, para que nosso emocional não seja prejudicado. Portanto, saiba quantas horas você possui para aumentar seu conhecimento utilizando esta maravilhosa ferramenta chamada internet. Para isso você precisa definir qual conhecimento quer obter e planejar os passos necessários para alcançá-lo. Selecione o conteúdo de suas leituras diárias.

3º. – Processe a informação

Adquira a rotina de processar e decidir rapidamente o que lhe é útil ou não. Tenha poder de decisão, para que possa selecionar as atividades mais importantes. Vá em busca de material (artigos, revistas, livros, e-books, cursos gratuitos) que trate do assunto que te interessa, te fascina e te faça engrandecer. Defina algumas horas de seu dia para estudar esse material. Crie o hábito de assinar o feed RSS dos sites e blogs que você acompanha, assim estará economizando tempo (por não precisar visitar os sites regularmente).

Além disso, quem executa o hábito de ler e não ficar vendo vídeos, ou séries na web, ganha habilidade de argumentação, criatividade, vocabulário e a melhora continua da escrita. Mas isso tudo, no meu nodo de ver, é menos importante perante o grande ganho que você, eu e todos nós, temos com o conhecimento adquirido quando se sabe escolher o conteúdo dessa leitura.

4º. – Ganhe tempo

Por favor, saiba utilizar seu precioso tempo.

Desconecte um pouco do Twitter, Facebook, Orkut, E-mail e foque na construção de seu conhecimento durante essas horas. Se você precisa do computador para trabalhar ou estudar, o melhor é estar com o e-mail e outras redes online desconectadas.

Inicialmente é um pouco difícil, entendo plenamente, mas com prática podemos sim ser mais forte do que a web.

Focados em nossos objetivos, com poder de escolha e determinação, deveríamos trabalhar e estudar sem termos a possibilidade de desvio do cérebro, pois com a “luzinha” do MSN piscando no canto do monitor dificilmente você poderá se concentrar para terminar aquilo que começou. E se o que você esta fazendo é importante, necessita terminá-lo e executá-lo com sabedoria.  

5º. – Encontre sua paixão e simplifique sua vida

Bom, o item cinco diz tudo por ele mesmo. Pratique tudo com simplicidade, viva uma vida frugal, procure um trabalho pelo qual você é apaixonado e, não se esqueça de tirar um tempo para a família e o lazer, afinal nem tudo é estudo e conhecimento, não é mesmo?

Se sua paixão é estudar, estude. Se é a prática de esporte, liberta-te do computador e vá praticá-lo ao ar livre, que é o que a de melhor. Você é fascinando pelo assunto relacionado a finanças, assim como eu, preserve parte do seu dia para ler sobre o tema, porém não extrapole, seja consciente.

Crie uma rotina saudável e com hábitos de organização, assim você tem tudo controlado e sabe exatamente o que vai acontecer a cada dia. Sejamos expertos o suficiente para darmos equilíbrio a nossas vidas. Temos que nos controlar de maneira adequada.

É isso ai pessoal, um forte abraço a todos, e tenham uma ótima semana. Até a próxima.

Se tiverem um tempinho extra, aproveitem para CURTIR a nossa página no Facebook.

Ou ainda, siga-me no Twitter : @everton_ric

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
5 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *