19 de dezembro de 2018

5 habilidades que todo empreendedor deve possuir

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

habilidades_do_empreendedor_3

Qualquer pessoa pode ser empreendedora, mas o sucesso é garantido para aqueles que se destacam no mundo dos negócios.

Sem contar com a sorte, é preciso aventurar-se com planejamento, executando e desenvolvendo as melhores técnicas que te colocarão rumo ao sucesso.

Somado a este plano de ações, existem características que determinam o sucesso de umas pessoas em detrimento ao fracasso de outras tantas.

Percebe-se então que existem algumas habilidades presentes no perfil dos empreendedores de sucesso que são positivas e que fazem todo o diferencial.

Destacaremos aqui 5 habilidades que todo empreendedor deve possuir.

habilidades_do_empreendedor_2

Desenvolvendo competências

Toda habilidade é importante, alguns tem mais, outros menos, uns vão se posicionar em um determinado mercado devido a especificidade de suas habilidades; porém, no geral, existem competências que são comuns em qualquer campo de atuação.

E você possui essas habilidades no seu perfil de empreendedorismo?

Ter espírito de vendedor

Muitos oferecem, insistem, mas poucos sabem vender de verdade.

Vender é uma arte, é necessário gostar de atuar nessa área e fazer isso de forma prazerosa. Como se colocar no perfil do consumidor?

Os melhores vendedores pensam dessa forma e agem como se vendessem a eles mesmos, tentando buscar em cada cliente a necessidade específica, formas de abordagem, excelência no atendimento, persistência sem ser insistente, assertiva. Ele chega, se expressa, expõe e define a venda.

Se você não tem ainda esta habilidade pode desenvolvê-la, pois existem cursos e técnicas que ajudam a alavancar as vendas com qualidade, ou melhor, habilidade.

habilidades_do_empreendedor1

Ter controle e equilíbrio nas ações

Controlar pessoas, gerir equipes, ter equilíbrio em contornar e buscar soluções para os mais diversos momentos e contratempos.

Gerenciar qualquer coisa que seja não é uma tarefa fácil.

É preciso ter capacidade de negociação, mediar problemas em tempo hábil, ter coragem de enfrentar situações inesperadas, tudo isso lidando com as particularidades de cada membro da equipe interna.

Uma dica importante é realmente atentar-se às técnicas de gestão empreendedora, pois muitas pessoas que adquiriram experiência e já passaram por situações similares desenvolveram técnicas coerentes e eficazes no desenrolar dos mais diversos problemas nas áreas de gestão.

Procurar conhecimento é a melhor forma de compreender quando ainda não se domina determinado assunto.

É preciso que cada um identifique que precisa buscar meios de adquirir este controle e preparar-se para as mais dinâmicas eventualidades.

Controlar o dinheiro e as finanças também é um sinal de equilíbrio, sabendo separar despesas pessoais e despesas do empreendimento, não exagerando nas retiradas dos lucros dos capitais, sabendo a hora certa de investir ou reduzir os custos, dentre outros.

Ter visão de águia e ouvidos aguçados

Ninguém prevê o futuro, mas podemos ter noções de que certos acontecimentos em uma situação empreendedora podem acontecer.

Estar preparado para essas situações é uma habilidade significativa, principalmente em tempos de crise, de bolsas de valores instáveis e mercado comercial não tão favorável.

Para isso, é necessário ser visionário, enxergar alguns sinais de alerta para evitar contratempos que poderiam ser antecipados ou até mesmo evitados.

Se um plano de ações está feito corretamente, mas é perceptível que as finanças vão de mal a pior, por exemplo, não é hora para mais gastos ou investimentos, e sim, momento de parar e buscar soluções. Caso contrário, já s prevê, mesmo não sendo adivinho, que algo vai dar errado mais na frente, pois se previu o problema sem solucioná-lo.

É nesses momentos que também é necessário ouvir vozes sábias e experientes no mesmo ramo em que você trabalha.

O que fazer? Seja autocrítico e busque a ajuda de quem já trilhou o caminho. Analise estas opiniões junto com sua equipe. Ouça! Aceite e não ignore os riscos sem perder o foco nos negócios.

Muitas pessoas fazem que estão ouvindo só por educação, mas de fato, não estão nem de perto avaliando aquilo que está sendo dito.

Converse com empreendedores do mesmo nicho e escute o que eles têm a dizer.

Isso pode trazer um diferencial, pois onde muitas cabeças pensam mais soluções são colocadas e m xeque e as resoluções tornam-se mais próximas possíveis.

Ter uma equipe qualificada

Contar com uma equipe corajosa, na qual o empreendedor pode confiar é algo positivo ao extremo.

Uma equipe só funciona se todos estiverem disponíveis para agregar valores, repensar mudanças, celebrar as vitórias, mas também sentar e refletir sobre os fracassos, sobre o que não deu certo, mas poderia ter dado.

Trabalhar em equipe exige compreensão, paciência, competência técnica e ajuda mútua.

Uma equipe multidisciplinar é o ideal, você deve possuir as mais diversas habilidades em seu time:

- Marketing (conteúdo, digital, direto);

- Atendimento ao cliente;

- Equipe comercial (sem vendas uma empresa não sobrevive);

- Design (imagens de plano de fundo, site, UI/UX).

Todos podem colocar suas melhores habilidades para unificar forças e desenvolver um trabalho qualificado, que gere lucratividade para todos.

Saber colaborar uns com os outros impulsionam qualquer negócio e atingir as metas que estão no papel é fundamental.

Ter a autoestima de um leão

Tal qual o leão, o empreendedor deve confiar na sua capacidade e progredir e de agir.

Muitos vão falar, apontar críticas, direcionar expectativas ruins ou até mesmo duvidar da capacidade do empreendimento que você tem.

O ideal é que essas críticas negativas sirvam de reflexão, mas não sirvam para absorção de sentimentos negativos e dúvidas quanto à capacidade individual.

Se refletiu e precisou melhorar, ótimo, assim o faça.

Se viu que são críticas intrometidas e que nada tem a acrescentar, não se abale, siga em frente e resinifique-se.

Esta é a verdadeira autoestima.

Enfim….

Procure inovar-se a cada dia, buscando aprender e ter domínio sobre técnicas que são muito importantes para otimizar um empreendimento em diversos setores.

Dedique-se a encontrar aquilo que você já tem como características em potencial, continuar mantendo o mesmo nível e contornando as características em que você sabe que são seus pontos mais fracos, buscando a melhoria constantemente.

Seja intenso e tenha paixão e determinação pelo que faz.

Vise o lucro sem estresse, sem querer ultrapassar mais do que você realmente pode.

Abraçar o mundo é bom desde que seus braços consigam abarcá-lo.

 E você, empreendedor, possui as habilidades necessárias? Se sim, está na frente dos demais; senão, reconheça quais aspectos precisa melhorar e rumo ao sucesso. Mãos à obra que sempre é tempo de desenvolver habilidades. Até mais!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *