5 filmes que vão te dar uma aula de educação financeira

5 filmes que vão te dar uma aula de educação financeira

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os livros e cursos que podem nos ensinar como lidar com nosso próprio dinheiro. Filmes também são excelentes professores e podem repassar muitos conhecimentos por meio de uma tela.

Com a ajuda da ficção é possível conhecer histórias de pessoas que, assim como você, viveram experiências boas ou ruins para conseguir organizar a vida financeira. Se você deseja aprender esta lição – e também se inspirar com essas histórias –, confira uma seleção especial de filmes que vão te dar uma aula sobre educação financeira!

5 filmes para ganhar educação financeira enquanto se diverte

O Lobo de Wall Street

Neste filme, Leonardo DiCaprio nos ensina que o sucesso pode surgir nos lugares mais improváveis. Após perder seu emprego bem-sucedido em uma corretora de Wall Street, Jordan Belfort, movido pela sua ambição, torna-se o mais novo funcionário de uma empresa de fundo de quintal, responsável por lidar com papéis e valores menores. Inspirado nesta ideia, Jordan monta sua própria empresa, a Stratton Oakmont, e consegue dar a volta por cima, experimentando o doce sabor do sucesso.

Trabalho Interno

Se você ainda não descobriu como lidar com a instabilidade financeira que, de maneira direta ou indireta, atinge todo o país, chegou o momento de assistir ao filme Trabalho Interno. Lançado em 2010, este documentário expõe como a sociedade capitalista lidou com a crise de 2008, apontando as consequências que diversas pessoas enfrentaram devido à solicitação de empréstimos.

Além de aprender um pouco mais sobre as vertentes da educação financeira, este filme abordará por meio de vários ângulos, a opinião de políticos, jornalistas, acadêmicos, entre outros especialistas sobre o mercado financeiro.

À Procura da Felicidade

Encontrar a felicidade não é tão simples assim, principalmente para Chris Gardner (Will Smith) que vivencia um momento bastante crítico em sua vida: ele não consegue sucesso em seu negócio, é abandonado pela mulher e, ao mesmo, precisa criar seu filho e lhe ensinar como não desistir dos sonhos.

Durante toda a narração, é possível perceber os esforços de um pai que honestamente supera os obstáculos, ainda que precise dormir em um banheiro de rodoviária, passar as noites em um albergue ou aceitar um estágio sem remuneração a fim de conseguir um emprego fixo. À procura da felicidade é uma história real que nos ensina o quanto a persistência é uma qualidade necessária para vencer financeiramente na vida.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Um dos grandes inimigos da educação financeira é o consumismo desenfreado. No filme, a personagem Becky Bloom divide suas experiências com o público, mostrando o quanto a falta de planejamento financeiro e os gastos extras podem levar alguém à falência rapidamente. Apesar de ser ficção, é comum encontrarmos pessoas nesta condição, por isso, nada melhor do que mostrar por meio de um filme quais são as consequências de uma vida financeira mal planejada.

O Capital

Por meio de uma perspectiva diferente, o filme O Capital narra a história de um executivo que mantém seu cargo de presidente no banco à base de fraudes, negociações e ações que comprometem sua moral. Além disso, você descobrirá como o mundo capitalista pode influenciar de maneira negativa no seu planejamento financeiro e que, na maioria das vezes, o preço a ser pago pelo sucesso sem limites é alto.

Com esta lista em mãos, ficará mais fácil programar a seleção de filmes que precisa assistir, e também suas finanças. Você também conhece um filme que ensine sobre educação financeira? Então deixe seu comentário em nosso post!