5 dicas para ter um blog de sucesso

5 dicas para ter um blog de sucesso

Por trás de cada blog de sucesso, seja corporativo ou pessoal, está um planejamento de marketing bem feito. Os responsáveis por um projeto bem sucedido na rede precisam detalhar com exatidão como será o trabalho no blog e como ele será sustentável.

No artigo de hoje, vamos explicar 5 passos para fazer esse planejamento e garantir que seu blog também seja um sucesso. Por isso, continue lendo para saber mais!

1. Faça uma análise dos seus pontos fortes e fracos

O que você ou seu blog possuem como principal atrativo para o público? Essa é a primeira pergunta que deverá ser respondida antes mesmo de começar a fazer o seu planejamento financeiro ou de marketing.

Os pontos fortes e fracos de um blog é a peça-central de qualquer planejamento, já que a ideia básica de planejar as suas ações é enaltecer seus atrativos e corrigir seus pontos negativos.

Portanto, compare seu blog (ou suas especificidades, caso ainda não tenha um) com a concorrência, analise o mercado e veja no que investir no seu projeto.

2. Conheça o seu público-alvo antes de começar seu planejamento

Conhecer o seu público-alvo é o segundo passo do planejamento para o sucesso do seu blog por uma razão muito simples: ele será o responsável por movimentar e viabilizar qualquer estratégia de rentabilidade.

Portanto, analise bem esse público e crie personas dos seus visitantes para direcionar corretamente a sua produção de conteúdo.

3. Entenda qual tipo de conteúdo seu blog poderá rentabilizar

E por falar em conteúdo, vamos entrar nesse ponto agora, já que ele é um dos mais importantes para um planejamento de marketing de sucesso: como rentabilizar seu conteúdo?

Essa resposta vai depender dos passos anteriores, já que sabendo o que o seu blog tem a oferecer e que tipo de público vai lê-lo, você poderá desenvolver os recursos que irão rentabilizá-lo.

Por exemplo, jovens gostam de conteúdos mais dinâmicos e possuem pouca disposição para comprar algo, então o ideal seria produzir alguns vídeos e rentabilizá-los com o Adsense e anunciantes esporádicos.

Já se seu blog for de algum assunto muito específico e seu público for de profissionais, uma boa ideia é vender infoprodutos para seus leitores.

Por fim, se você produzir algum tipo de produto, você pode querer traçar uma estratégia de funil de vendas para lucrar vendendo suas criações para seus leitores.

4. Aproveite as redes sociais para alavancar seu projeto

As redes sociais são ferramentas importantes para qualquer tipo de profissional que trabalhe na Internet e não poderia ser diferente com quem tem um blog.

Essas ferramentas podem ajudar a dinamizar o seu projeto de diversas maneiras, então estude o melhor jeito de utilizá-las para o seu tipo de negócio.

Alguns usam as redes sociais como extensão de conteúdo do blog. Muito conteúdo de valor é direcionado para as redes sociais para ajudar a construir autoridade. Já outros usam as redes como direcionamento de pessoas para o endereço do blog.

A melhor maneira de usá-las vai depender do seu projeto.

5. Planeje por um período definido e revise ao final desse tempo

Por fim, estabeleça um período regular para que você possa testar seu plano e revisá-lo.

Algumas pessoas de sucesso costumam revisar o direcionamento do blog a cada 6 meses, outras preferem 9 meses ou um ano. Isso dependerá do objetivo de cada um.

Estabeleça um período de tempo para ver as suas estratégias funcionando, faça um estudo do que deu certo e do que falhou e então comece o ciclo novamente com as alterações feitas.

Cases de sucesso: o que um bom planejamento pode fazer por um blog.

  • Blogueiro Izzy: Começou a concentrar em conversões, financiando uma campanha de monetização pelo Patreon, o que fez com que seu rendimento superasse outros blogs com mais acessos.

  • Trivela: seu planejamento é focado em estratégias de e-mail marketing. Seu blog de futebol envia semanalmente conteúdos inéditos (crônica) para seus assinantes e um apanhado com os melhores textos da semana.

Como vimos, a criação de um planejamento de marketing é ponto essencial para o sucesso do seu blog, por isso, não deixe de considerar os passos citados aqui antes de começar.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário aqui para nós!