24 de janeiro de 2019

5 dicas para os jovens não perderem o controle financeiro

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

dicas-para-os-jovens-nao-perderem-o-controle-financeiro-20180410155234

Hábitos desenfreados, falta de controle e gastos excessivos: veja como não se perder nas finanças.

Veja a importância do jovem entender como funcionam as finanças.

Atualmente os jovens vêm entendendo a importância do controle financeiro. Com a internet e as inúmeras possibilidades de pesquisa sobre o assunto as novas gerações já pensam no futuro por inúmeros objetivos, que vão desde a compra de eletrônicos – como smartphones de última geração ou computadores para os melhores jogos –, viagens ou até mesmo pensando na aposentadoria.

Contudo, é preciso ficar atento para que o caminho bem construído financeiramente não seja arruinado por problemas que possam aparecer na jornada. Desta forma, trazemos as 5 dicas para os jovens não perderem o controle financeiro e constituírem boas quantias para seus objetivos. Confira.

1. Separar os valores

O primeiro e primordial passo para os jovens não saírem da linha é fazer uma separação bem clara do que tem, recebem, gastam e economizam. O planejamento aqui é imprescindível: quando o jovem começa a entender de onde o dinheiro está vindo e para onde está indo, fica mais fácil separar os montantes de acordo com cada função.

A dica é: ter um lugar, seja no caderno, planilha  ou,  para quem é adepto de tecnologia, um app de controle financeiro online, que contenha os campos ‘entradas’, ‘saídas’ e ‘economia’ (dinheiro a ser poupado).

2. Estudar finanças

A capacidade dos jovens em fixar conceitos sobre diversos assunto é notório e, por isso, quem quer ter um controle financeiro efetivo precisa estudar as finanças. Compreender mais como funcionam os sistemas monetários, câmbios, rendas fixas e variáveis, entre outros, permite que o jovem tenha uma noção espacial ampla sobre o assunto – evitando prejuízos financeiros.

A dica é: estudar, ao menos, cerca de 20 páginas semanais (quatro por dia). Com algumas horas diluídas durante a semana, em pouco tempo conhecerá muito acerca das finanças.

3. Compras? Apenas à vista

Muitos jovens se perdem num grande vilão das finanças: o cartão de crédito. Desta forma, quem quer aprender a ter controle financeiro e não cair em armadilhas deverá fazer suas compras apenas à vista. Os ganhos são inúmeros: é possível ter desconto, não há necessidade de pagamentos de parcelas que tiram o sono – e o melhor – não se acumulam dívidas.

A dica é: defina uma meta, como dois anos, apenas em compras à vista ou nos próximos três itens que ultrapassarem um valor estabelecido por você. Após esse tempo, sabendo poupar, é possível começar as compras a prazo.

4. Eliminar hábitos prejudiciais

Ir todo final de semana para a balada, de táxi, pagar a ‘rodada’ para os amigos, comer e voltar de táxi. Este é um hábito comum do jovem moderno que, sem analisar o todo, despende muito dinheiro por algo que poderia ser mais econômico, como se alimentar em casa, dividir a carona e pagar apenas o que consumir. Hábitos desenfreados e, item por item, podem minar o controle financeiro.

A dica é: liste tudo aquilo que pode ser cortado do seu cotidiano, como no exemplo acima. Ao colocar no papel, você perceberá quantas coisas são desnecessárias.

5. Olhar os bons exemplos

A última dica é aquela que a gente aprende em casa: conheça como seus pais ou pessoas que tenham uma vida estável e com boas quantias utilizam dos seus recursos. Exemplos práticos, conhecer os perfis e ouvir conselhos pode ser o fator decisivo num controle financeiro efetivo. Não tenha medo de perguntar – quem se tornou rico tem na curiosidade uma poderosa aliada.

Quer mais dicas como esta para crescer financeiramente? Confira outros artigos do nosso blog que podem ser perfeitas para a sua situação.

Procurando um Gerenciador Financeiro Online? Clique aqui e acesse agora

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *