22 de novembro de 2017

5 dicas para economizar mais dinheiro

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

5-dicas-para-economizar-mais-dinheiro

Principalmente em tempos de crise financeira, como é o caso do Brasil, é importante criar hábitos monetários saudáveis para economizar dinheiro. Para isso, algumas práticas simples podem ajudá-lo a diminuir as despesas pessoais e otimizar a quantidade de recursos no fim do mês.

A maioria das pessoas não sabem, mas são as pequenas ações que fazem a maior diferença dentro do orçamento pessoal e acabam tachando os precavidos de “avarentos”. É necessário identificar quais são os supérfluos usando técnicas de administração pessoal para evitar o gasto excessivo, independentemente do que possam achar.

Quer saber mais? Então confira neste post algumas práticas simples que você pode adotar para economizar dinheiro.

1. Crie o hábito de poupar

Adotar um fundo de emergência é importantíssimo se você pretende economizar dinheiro. Essa reversa servirá para os contratempos que possam surgir, além de funcionar como um hábito para salvar dinheiro mensalmente.

Especialistas na área aconselham que seja poupado mensalmente cerca de 10% do salário. Nas instituições financeiras, uma caderneta de poupança cumpre bem com o serviço, além de servir como um investimento, rendendo uma pequena quantia do recurso guardado.

2. Organize-se financeiramente para economizar dinheiro

É interessante organizar a entrada e saída de recursos para economizar dinheiro de forma mais eficiente. Empresas já fazem isso naturalmente ao utilizar a organização financeira para controlar seus recursos e assim definir o lucro e as despesas mensais.

Trazendo esse método para a vida pessoal, é possível fazer um levantamento das despesas pessoais em relação ao quanto se recebe por mês. Adotar algumas ferramentas como planilhas eletrônicas pode facilitar muito a visualização e acompanhamento.

3. Defina metas para seus recursos

Todos nós sabemos o valor da nossa renda mensal, porém, muitas vezes criamos dívidas além do que podemos pagar. Para evitar esse cenário indesejável, você pode criar objetivos fixos para gastar no mês.

Por exemplo: 55% para necessidades básicas da casa, comida, limpeza, energia. 20% com serviços de escola e faculdade e os 25% restantes para dividir entre investimentos de renda extra, poupança e lazer. Traçar essas estratégicas ajudam a manter o controle e economizar dinheiro.

4. Evite o gasto com supérfluos

Sabe aquele café da manhã que você toma na padaria próxima ao trabalho? Ou então aquelas idas extras ao supermercado para comprar lanche? Essas pequenas ações de compra fora do necessário são chamados de supérfluos e geralmente são as grandes inimigas na hora de economizar.

Para evitar esse tipo de gasto desnecessário, você pode fazer uma lista daquilo que é essencial para o seu dia a dia. Desse modo, poderá cortar mais facilmente tudo aquilo que você e sua família julgam ser excesso de gasto e poderão transferir aquele dinheiro para um melhor uso.

5. Opte pelos serviços que você mesmo possa fazer

Geralmente, procuramos pagar serviços terceirizados para tarefas simples, por exemplo: montar um guarda-roupa novo, renovar a tinta da parede da sala, etc. Porém, já parou pra pensar se é realmente necessário?

Fazer a tarefa você mesmo proporcionará economia, como também pode se tornar um momento de família, aproximando-os para concluir um objetivo em comum e criando boas recordações para a vida!

Economizar dinheiro não é sinônimo de avareza! Isso é uma característica de pessoas bem organizadas e que pensam nas incertezas que o futuro pode trazer. Esses hábitos fazem de você uma pessoa mais segura de si, além de ajudar na hora de tirar seu sonho do papel!

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário no post. Sua opinião é muito importante para nosso crescimento!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *