19 de dezembro de 2018

5 dicas de planejamento financeiro pessoal fáceis de colocar em prática

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Finance and Brazilian Cash

Lidar com dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, mas é necessário um controle financeiro pessoal para que possamos administrar nossas vidas e colocar nossos projetos profissionais e pessoais em prática. Por isso, é fundamental para qualquer pessoa, do mais rico ao mais pobre. Contudo, a educação financeira em nosso país é quase inexistente. Aqui você encontrará 5 dicas de planejamento financeiro pessoal fáceis de colocar em prática. Confira!

1 – Conheça suas movimentações de dinheiro

Muita gente acaba se endividando ou fazendo negócios desfavoráveis ao longo da vida, pois não tem a noção completa do quanto de dinheiro entra e quantos recursos saem do orçamento todos os meses. Enquanto a pessoa fica no “achismo” e não dedica um tempo para avaliar e calcular quanto dinheiro ela movimenta, é provável que continue fazendo mais negócios. O primeiro passo para conseguir montar um bom planejamento financeiro é conhecer o seu dinheiro, suas fontes e seus destinos, todos os meses.

2 – Pense no curto, no médio e no longo prazo

Muita gente “vive um dia após o outro” e, para o seu dinheiro, isso não faz nada bem. Gastar sem pensar no futuro é um grande mal. É preciso que a pessoa pense, com a mesma seriedade, na conta de luz no fim do mês, no carro novo que quer comprar no fim do ano e também no plano de aposentadoria ou previdência privada a ser contratado para os momentos posteriores da vida em que não será mais possível gerar renda.

Ter tudo isso em mente pode impedir você de comprar aquela TV dos sonhos nesse mês, mas pode salvar a sua aposentadoria daqui alguns anos. Pense nisso!

3 – Poupe, sempre!

Mesmo que você já tenha o hábito de investir dinheiro em outros papéis e ativos, lembre-se sempre de deixar algum dinheiro para uma reserva de emergência.

4 – Estabeleça metas

Ainda na lógica de não viver um dia após o outro, é muito importante que se estabeleçam metas para suas próprias finanças. Claro, falamos de orçamento pessoal, então não é nada muito profissional, mas sim, um norte, um horizonte que ajuda as pessoas a atingir seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais na vida. Cuide de seu patrimônio e expanda-o de maneira saudável.

5 – Controle suas saídas e entradas de dinheiro

O dinheiro envolve ciências exatas em suas movimentações, por isso, erros de cálculo, planejamento e em negociações costumam ter um efeito muito negativo sobre o seu orçamento. Um aplicativo construído especialmente para cuidar do seu dinheiro pode ajudar em uma administração mais consciente e rentável das suas finanças pessoais e do seu controle de investimentos. Conheça 5 sites de controle financeiro pessoal online.

Precisando de um gerenciador financeiro? Clique aqui e acesse agora!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *