24 de setembro de 2017

5 desafios que empreendedores enfrentam no Brasil

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

5-desafios-que-empreendedores-enfrentam-no-brasil

Empreender no Brasil não é fácil! Essa é uma jornada com muitos obstáculos e desafios que aparecem diariamente e precisam ser enfrentados.

Apesar disso, não há nada que não possa ser feito e os empreendedores que conseguem lidar com toda essa demanda possuem a chance de estar cada vez mais no caminho certo em busca do sucesso.

Então, o primeiro passo para poder ter um bom desempenho nesse sentido é conhecer quais são esses obstáculos. Por isso, fizemos uma lista com 5 desafios que empreendedores enfrentam durante o processo de ter o seu próprio negócio. Confira!

1. Gestão Financeira

Entre os desafios que empreendedores enfrentam atualmente no Brasil, podemos dizer que a gestão financeira é um dos principais. O fato é que esse tipo de tarefa não é algo trivial de ser feito.

Soma-se a isso o fato da presença da crise econômica no dia a dia do brasileiro. Isso reflete muito nos custos do negócio, que estão cada vez mais altos, além de ser um sinal de que a inflação vem ganhando cada vez mais espaço com esse cenário.

Portanto, o empreendedor precisa fazer o possível para que a gestão financeira não comprometa o funcionamento da empresa.

2. Gestão de Pessoas

Escutamos muito por aí que as pessoas são um dos maiores ativos de qualquer organização. Até porque, o empreendedor não trabalha sozinho, ele precisa delas para ajudar a construir o sonho do negócio e fazer a sua operação funcionar.

O desafio nesse sentido vem em duas vertentes:

  • encontrar gente capacitada e que tenha sinergia com a cultura da empresa;
  • reter os talentos dentro do negócio.

Sendo assim, somente com uma liderança forte é possível enfrentar esses dois desafios com maestria, pois é muito difícil atrair gente boa para trabalhar em lugares em que não há uma boa gestão de pessoas e mantê-las dentro desse barco torna-se mais desafiador ainda.

3. Burocracia

Infelizmente, os anos se passam e a burocracia continua sendo um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam no Brasil.

Um dos maiores obstáculos está na questão dos assuntos jurídicos e de regulamentação que envolvem os impostos que devem ser pagos.

Além disso, as empresas que possuem planos ambiciosos de crescimento e expansão também acabam esbarrando nessa questão que até chega a dificultar muito esse processo.

4. Obtenção de crédito

Ainda no aspecto da burocracia, obter crédito também é um grande desafio. Pois a quantidade de exigências e toda a parte burocrático do processo para obter acesso a esse recurso é uma grande dificuldade para o empreendedor.

O fato é que muitos negócios precisam de crédito para garantir o seu funcionamento nos primeiros meses de vida, porém quanto mais nova é a empresa, mais difícil esse processo se torna.

Sendo assim, o empreendedor precisa muitas vezes buscar outras alternativas para obter esse recurso.

5. Capacitação

Por fim, o último desafio que vamos listar nada mais é do que a capacitação profissional. Obviamente que ninguém é um profissional completo, porém é preciso estar atento a questão de que o empreendedor precisa entender muito bem de gestão e administração para não colocar o negócio em risco.

A realidade é que muitos deles começam o negócio apenas com a sua experiência de vida, então acabam precisando lidar com esse obstáculo no lado mais administrativo, sendo que nem sempre é muito fácil adquirir esse conhecimento com rapidez.

Agora que você já conhece alguns desafios que empreendedores enfrentam no Brasil, conheça 5 empreendedores de sucesso para você se inspirar

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *