25 de abril de 2019

5 coisas que você precisa saber antes de investir dinheiro

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

5-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-investir-dinheiro

Se você já consegue organizar suas receitas e despesas, está com seu controle financeiro em dia, chegou o momento de dar mais um passo rumo ao sucesso de suas finanças pessoais. Deixar o dinheiro “parado” na conta não costuma ser uma boa opção.

O verdadeiro caminho para a independência consiste em investir seu dinheiro para conseguir rendimentos — acima da inflação. Muitos brasileiros deixam de investir por não terem informações suficientes e acharem que é algo complexo e arriscado. Antes de aplicar suas economias vale a pena ler alguns artigos e estudar sobre o assunto. Abaixo seguem algumas dicas para você que pretende começar a investir seu dinheiro.

1. Antes de começar a investir dinheiro, elimine suas dívidas

O primeiro passo é separar uma quantia do orçamento para começar a investir. No entanto, se sua conta está no “vermelho”, o conselho é livrar-se das dívidas antes. Não vale guardar dinheiro e deixar contas em aberto. Dê um passo de cada vez. Na maioria das vezes os juros das suas dívidas serão muito maiores que os dos seus investimentos, por isto vale mais apena quitar suas dívidas sempre antes de investir.

2. Tenha uma reserva para emergências

Na hora de organizar o orçamento é preciso diferenciar investimento de reserva financeira. Mensalmente, separe uma quantia para os contratempos do dia a dia. Assim, você consegue manter o orçamento em ordem e não precisará resgatar suas aplicações antes do planejado. Resgatar seus investimentos para utilizá-los em imprevistos financeiros pode atrapalhar e acabar com todo seu planejamento.

3. Estabeleça seus objetivos

Investir dinheiro sem ter em mente alguma meta a ser atingida pode ser bem desmotivador. Definir um objetivo é fundamental para que você consiga avaliar se as ações que tem realizado realmente estão indo na direção certa. Por isso, antes de começar, faça um exercício de consciência e liste quais são seus sonhos e planos. Veja de quanto precisaria para concretizá-los. Com isso na ponta do lápis, fica mais fácil traçar uma boa estratégia de investimentos e ajudará a ter mais disciplina para economizar o dinheiro.

4. Descubra qual seu perfil de investidor

Investir seu dinheiro não pode ser encarado como um sacrifício. O que você precisa é encontrar a aplicação que melhor se encaixa com sua personalidade. De modo geral, quando o assunto é dinheiro, temos pessoas conservadoras, moderadas ou arrojadas. Quem gosta de arriscar pode destinar mais recursos para ações, por exemplo. Pessoas mais conservadoras podem apostar em renda fixa pré-fixada para evitar grandes surpresas. Independente do seu perfil sempre é bom diversificar um pouco seus investimentos, a diversificação também é uma forma de diminuir os riscos do seu investimento.

5. Planeje quanto, onde e como investir dinheiro

Uma das desculpas de quem ainda não investe seu dinheiro é justamente julgar que ainda não possui o suficiente para começar. Isso é mito. Na verdade, é possível investir em títulos do Tesouro Direito com R$ 50, só pra citar um exemplo. O seu planejamento financeiro é que dirá quanto você precisa investir por mês. Quem investe uma quantia maior consegue alcançar seu objetivo mais rápido – mas o melhor é seguir seu ritmo para não desistir no meio do caminho. O hábito e a disciplina de investir parte daquilo que você recebe é mais importante até mesmo que a quantidade de dinheiro que você investe.

Onde e como?

Agora que você já estabeleceu seus objetivos financeiros e consegue separar uma quantia do seu orçamento para investir, chegou a hora de saber qual aplicação é mais indicada para o seu planejamento. Quem tem objetivos em longo prazo pode optar por títulos do Tesouro Direto, LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), CDB (Cédula de Depósito Bancário), renda fixa, ações e até na compra de imóveis. As regras e os riscos variam de acordo com a modalidade de investimento escolhida.

Investir seu dinheiro é o caminho para alcançar a tão sonhada independência financeira! Com disciplina e planejamento, seus rendimentos podem crescer ao ponto de custearem toda suas despesas. Imagine ter renda suficiente para colocar aquele projeto especial em prática ou simplesmente viver de renda? Bom demais, certo? Se faltava algum incentivo para você começar a investir seu dinheiro, agora não falta mais!

Lembre-se o melhor dia para começar não é o primeiro dia do ano, o primeiro dia do mês ou a próxima segunda-feira. Comece hoje, comece agora.

Aproveito para convidar para conhecer o artigo, 5 sacrifícios que você precisa fazer para enriquecer.

Grande abraço!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *