4 dicas para quem deseja investir seu dinheiro

4 dicas para quem deseja investir seu dinheiro

Escolher onde investir o dinheiro é uma das tarefas mais complicadas na vida de quem quer economizar uma parte do seu salário. As opções são inúmeras e por vezes ficamos em dúvida de qual é a mais adequada para o que a gente deseja. Como não é fácil conseguir juntar quantias consideráveis, o medo de optar por uma alternativa menos vantajosa assusta, mas é possível, com as atitudes certas, minimizar as chances de erro.

Se você deseja aprender a investir com mais consciência e qualidade, leia nosso post de hoje. Nele você encontrará as mais perfeitas dicas de como aplicar seu dinheiro e ter o melhor retorno possível. Confira!

##

Trace um objetivo

A primeira dica para quem quer investir seu dinheiro e juntar uma quantia volumosa é traçar um objetivo. Sem ele, você terá muito mais chances de acabar gastando o que sobra e terminará por aplicar um percentual menor do que poderia. Quando você tem uma meta, suas energias aumentam e você passa a fazer isso com mais facilidade e interesse. O que você quer? Uma casa? Um terreno? Um carro dos sonhos? Uma aposentadoria tranquila? Definir um fim vai ajudar muito a conseguir os meios para conquistá-lo.

Identifique seu perfil de investidor

Depois de traçado seu objetivo, é hora de definir o seu perfil de investidor. Para isso, é essencial se conhecer e ter noção de suas características: você aceita bem correr riscos? Tem disposição para começar do zero? Ou faz o perfil mais seguro e paciente? Essa autoanálise é essencial para seguir em frente.

Conte com ajuda profissional

Agora que você já tem um objetivo traçado e conhece seu perfil, é hora de buscar ajuda profissional. Para aplicar o dinheiro, tenha certeza, conhecimento é essencial. Um especialista pode ajudá-lo e estará capacitado a dar orientações e ajudá-lo a fugir de roubadas. A melhor maneira de conseguir isso é procurando uma corretora de investimentos idônea, que tenha qualidade no atendimento e as ferramentas certas para você. Pesquise bastante e não hesite em tirar todas suas dúvidas antes de assinar um contrato. Esse auxilio pode definir seu sucesso ou fracasso no mundo dos investimentos.

Conheça os tipos de investimento

Mesmo com ajuda profissional, é fundamental você conhecer os tipos de investimento disponíveis no mercado, por uma questão muito simples: a decisão final é sua. Temos a compra direta de ações, que permite a você aplicar diretamente nas ações das empresas. Nesse caso é interessante optar pela segurança das grandes corporações, caso você seja mais precavido, ou arriscar em companhia em crescimento, caso você esteja disposto a arriscar. Temos também os fundos de índices (ETFs), que obtém retorno através de cotas de certos setores do mercado. Ainda existem os Clubes de Investimento, que investidores se juntam para aplicar e as perdas e ganhos são divididas de acordo com o quanto investiu. E, finalmente, temos os Fundos de Investimento em Ações, onde você compra cotas de um fundo administrado por bancos ou corretoras.

Com essas dicas você tem tudo para investir bem seu dinheiro e ter bons retornos. É preciso agir com inteligência, pois não existem milagres. Mas tendo as atitudes certas você pode descobrir uma boa fonte de lucros e atingir seu objetivo até antes do que imaginava!

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!