18 de setembro de 2018

4 dicas para economizar nas festas de fim de ano

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

dica-para-economizar-festas-festa-fim-de-ano

O final do ano chega e, para muitos, o que era para ser festa pode virar um verdadeiro pesadelo. Um simples descuido e, entre uma compra e outra, você pode começar o ano que vem com as contas no vermelho, quebrando a primeira promessa de Ano Novo — quem nunca se comprometeu organizar o caixa? E depois não adianta usar o amarelo para tentar ver a conta no azul! Brincadeiras à parte, o final do ano realmente é uma data muito importante, já que é uma oportunidade valiosa para se reunir com os amigos e família.

No entanto, é fundamental realizar um planejamento financeiro antes do período. É muito comum vermos as pessoas gastarem todo o seu 13º salário com as festividades, por exemplo, quando poderiam usar o dinheiro para fazer aplicações financeiras, apostar no crescimento profissional, planejar uma viagem ou até mesmo para realizar aquele tão sonhado empreendimento. É importante lembrarmos que o ano acaba, mas a vida continua. Para te ajudar a festejar de amarelo — de verdade — preparamos uma lista com 4 dicas pra economizar nas festas de fim de ano. Confira!

Evite desperdícios

As mesas são fartas, de causar inveja. É claro que, nas festas de fim de ano, é melhor sobrar do que faltar, mas isso não quer dizer que devemos desperdiçar comida e dinheiro de maneira abundante. Uma dica para quem pretende economizar é fazer pequenas substituições: o peru pelo chester e o tender pelo lombinho, por exemplo. Além disso, compre antecipadamente apenas os itens não perecíveis e deixe os alimentos frescos para a véspera da festa. É claro que, mais importante do que tudo isso, é definir antecipadamente quantas pessoas participarão da festa para fazer uma lista de compras sob medida.

Seja criativo

Comprar presentes é muito difícil. Envolve tempo, dinheiro e criatividade. Acontece que é muito comum vermos pessoas comprando itens genéricos e, para compensar a falta de criatividade, acabam gastando mais. Por isso, é importante presentear aquelas pessoas realmente próximas, com quem você tem um laço de afinidade. Outro ponto importante é definir listas de prioridade, com orçamentos estabelecidos para cada pessoa ou grupo. Pode parecer uma metodologia fria, mas é muito eficiente para controlar o orçamento.

Pague tudo à vista

Parcelar, parcelar e parcelar. Esse é o primeiro passo para entrar no ano com o pé esquerdo. É assim que muitas pessoas acabam gerando dívidas que só terminam no final do ano seguinte. O pior de tudo é que janeiro é o mês das contas, e o que era para ser um presente ou uma festa, acaba virando um pesadelo. Por isso, é muito recomendado que se compre tudo à vista, já que você pode negociar com mais facilidade. Se não for possível, pense em soluções alternativas, como as que mencionamos.

Planeje

Por fim, em hipótese alguma deixe tudo para última hora. É muito comum cedermos mais facilmente aos impulsos quando deixamos tudo para o último momento, sem contar que é mais difícil conseguir descontos em itens fundamentais. Planejar é a chave para um final de ano tranquilo. Por isso, prepare agora mesmo as suas listas de presentes e dos itens que precisará para as festas de fim de ano. É claro que, dependendo do caso, a antecipação não trará muitos benefícios financeiros, como as reservas em hotéis, por exemplo. Nesse caso a importância de se planejar será de garantir a sua estadia!

Pronto para entrar no ano que vem com o pé direito? Escreva nos comentários o que você pretende fazer para cortar os gastos nas festas de fim de ano!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *