26 de julho de 2017

4 curiosidades sobre o cartão de crédito que você não sabia

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

curiosidades-sobre-o-cartao-de-credito-que-voce-nao-sabia

O cartão de crédito é uma das alternativas de pagamento mais utilizadas pela população brasileira. Além do uso em lojas e estabelecimentos físicos, o cartão de crédito se tornou muito utilizado para a compra de itens on-line, também com parcelamento das compras.

Entretanto, ele também representa uma das maiores dores de cabeça dos consumidores, principalmente por causa dos juros exorbitantes. Sendo assim, é preciso atentar para essa metodologia de pagamentos.

Pode-se afirmar que existem algumas informações interessantes sobre os cartões de crédito que muitas pessoas não sabem. Então, continue a leitura deste artigo e veja quatro curiosidades sobre o cartão de crédito que você não sabia!

1. Quando surgiu o primeiro cartão de crédito do mundo?

Os cartões foram inventados, nos Estados Unidos, em 1951. Frank MacNamara foi a primeira pessoa do mundo a pensar nessa metodologia de pagamentos. Esse fato ocorreu durante um jantar com amigos, na cidade de Nova York, quando o executivo percebeu que havia esquecido de levar dinheiro ou talão de cheques.

A conta do restaurante foi paga mediante a assinatura em um papel onde figuravam as despesas. No dia seguinte, Frank se dirigiu ao restaurante e efetuou o pagamento do compromisso.

Assim, nasceu a ideia de criar o primeiro cartão de crédito. O Diners Club Card foi inicialmente aceito em 27 restaurantes norte-americanos. Em 1952 surgiu o primeiro cartão de crédito internacional e, em 1955, ele se tornou como o conhecemos hoje, de plástico. No Brasil, o cartão de crédito chegou em 1954.

2. Quantas transações são realizadas?

Outra das curiosidades sobre o cartão de crédito é a quantidade de transações realizadas em todo o mundo. Esse número apresentou grande crescimento nos últimos anos.

Em 2006 houve 1,8 milhão de transações, enquanto em 2012 foram realizadas 4,4 milhões. Atualmente, a cada segundo temos mais de 10 mil operações em todo o mundo.

Obviamente, os valores financeiros movimentados também se elevaram. Em 2006, o número estava na casa dos R$ 146 bilhões. Já em 2012, os cartões de crédito responderam pela movimentação de R$ 468 bilhões. Incrível, não é mesmo?

3. Como funciona o pagamento mínimo?

O pagamento mínimo é uma alternativa oferecida pelas operadoras, representando apenas 10% do total da fatura, sendo uma opção para que você permaneça em dia com a sua operadora.

Por outro lado, o principal objetivo é fazer com que você adquira novas dívidas. Os pagamentos mínimos são baixos para serem atrativos para o consumidor, mas ao realizar o pagamento os altos juros incidirão sobre o valor restante, aumentando consideravelmente o valor devido.

4. Cartão de crédito é boa opção para o pagamento na internet?

Como destacado, o cartão de crédito é muito utilizado para compras na internet, mas, infelizmente, muitas pessoas já relataram ter o seu cartão clonado e/ou outros prejuízos.

Todavia, pode-se afirmar que o cartão de crédito é a maneira mais segura para realizar pagamentos na internet. Caso aconteça algum roubo, fraude ou se o cartão for clonado, não é preciso se desesperar. Contratualmente você está protegido de cobranças indevidas.

Basta entrar em contato com o banco e informar sobre as cobranças e o ocorrido. O banco tomará as medidas cabíveis e, se necessário, lhe enviará uma nova via do cartão. A responsabilidade da legitimidade do site e a defesa contra o ataque de hackers é da loja, e não dos clientes. Portanto, faça compras à vontade com o seu cartão!

O cartão de crédito é uma excelente alternativa para realizarmos nossas compras, embora seja extremamente necessário atentar para a sua utilização, evitando fazer comprar demais a ponto de não conseguir realizar o pagamento integral da fatura.

Assim, você se endividará cada vez mais, por meio dos juros compostos, podendo ficar com o nome sujo. Todo o seu controle financeiro será jogado fora, e você pode correr riscos desnecessários.

E aí, gostou das curiosidades sobre o cartão de crédito? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar os seus amigos? Contamos com você!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *