16 de fevereiro de 2019

3 Passos para trocar ou portar sua dívida

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

O artigo é dedicado aos tomadores de crédito, o objetivo aqui é dar o menor lucro aos bancos e a maior economia aos leitores do Finanças Forever. Vou partir de um cenário prático, no qual seu veículo está financiado a uma taxa de 2,2%a.m em 48x onde está pagando a vigésima segunda parcela.renegociar-dividas

1º Passo: Planejar

A – Para descobrir seu saldo devedor ligue na central do banco e questione qual é o valor para liquidação total da dívida. Diga que vai pagar com recurso próprio, tente a amortização total dos juros futuros, afinal você já gerou um bom lucro ao banco. No caso de veículos existe o custo adicional de baixa e inserção de gravame levante esse custo também some ao saldo devedor.

B – Agora é muito importante para sua pesquisa que mantenha sempre o mesmo valor e o mesmo prazo, para você ter uma base consistente de comparação, a base serão as parcelas nas diferentes modalidades de crédito e o benchmark é sua parcela atual. Pessoalmente fujo das discussões de taxas de juros, pois os “vendedores de crédito” em sua maioria mal sabem calcula-las e irão repetir o que estiver descrito numa tabela.

C – Alinhados o valor de crédito e prazo, partiremos para o próximo passo.

2º Passo: Agir

Vamos agir em campo com a missão de comparar o valor da parcela em diversas instituições e em cada instituição e levantar todas as modalidades de crédito. Crie uma tabela parecida com essa:

trocar-divida

3º Passo Decidir

Para a decisão devem-se obedecer dois gatilhos: a escolher da menor parcela e a menor parcela escolhida deve ficar abaixo do seu benchmark, ou seja, ser menor que sua parcela Cuidado com as taxas de abertura de cadastro, análise crédito, etc, existindo algo do tipo some-as ao valor do crédito e refaça o orçamento na instituição.

Óbvio que o “vendedor de crédito” irá lhe oferecer outros produtos (cartão, conta corrente, seguro, consórcio, PGBL, VGBL, capitalização), a famosa venda cruzada, lembre se que: quanto maior a alegria de seu gerente, maior é a tristeza de seu bolso.

Ultima dica, existem comparadores online, o www.grupoamp.com.br a exemplo, facilita bastante a missão de pesquisar as condições de mercado, em segundos obtém o comparativo em sete instituições financeiras.

Finalmente, o êxito está condicionado a sua capacidade de pesquisa e negociação junto aos A receita está dada e espero que tirem bom proveito.

Até o próximo post!

Sobre o autor: Leandro Tamai, Advogado OAB com especialização em Operações Financeiras Avançadas pela FIA, Agente Autônomo de Investimento (CVM),Contabilista, Sócio da Tamai & Monaro Correspondente Autorizado Banco BMG.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *