26 de julho de 2017

3 Lições que aprendi na Bolsa de Valores para usar em qualquer negócio

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Por um bom tempo, antes de começar a trabalhar com empreendimentos digitais e ter meu negócio próprio na web, eu estudei e me interessei bastante pela bolsa de valores. Comecei no ano seguinte a crise de 2008 o que acabou sendo, ao mesmo tempo, tanto uma benção quanto uma maldição.

3 lições que aprendi na Bolsa de Valores

Uma benção pela fato de que o ano de 2009 foi incrível para a bolsa! Era quase impossível perder dinheiro na Bolsa de Valores naquela época, porque ela só subia, subia e subia.

Qualquer fórmula mágica que eu colocasse ou o jeito que eu tentasse ler o mercado, seja através da análise de médias móveis, MACD e tantos outros indicadores que podemos encontrar no nosso software favorito de análise, praticamente todas iam dar certo …

Claro! TUDO estava subindo! Era difícil errar!

Ao mesmo tempo isto foi uma maldição pois isso me me fez ter uma certa soberba em relação ao mercado onde eu achava que “havia decifrado o código”. Não conseguia entender como as pessoas achavam tão difícil tirar dinheiro do mercado …

Se você já está há um tempo investindo, então você sabe onde essa história vai parar certo!?

Pois é … obviamente o tombo veio e veio feio!!

Perdi tudo o que tinha ganho, mas felizmente consegui ser sensato (e sortudo também porque sinceramente o que eu achava que sabia, era na verdade praticamente nada) o suficiente para ao menos ficar no zero a zero com o que tinha começado lá em 2009.

Só perdi tempo mesmo; ou ao menos isso era o que pensava.

Com o tempo, perdi interesse no mercado acionário e passei a me dedicar naquilo que sempre foi minha paixão de verdade: o Empreendedorismo Digital. Criei sites, blogs e inclusive um Manual sobre empreendimentos na internet.

Mas, o mais engraçado é que foi justamente ao fazer essa troca que eu percebi que todo aquele tempo aprendendo sobre investimento e bolsa de valores, não foi perdido. Na verdade, eu fui idiota o suficiente para achar isso pois educação NUNCA é “perda de tempo”.

Ponto.

Mas o que eu aprendi na bolsa que hoje uso em meus negócios!?

Corte as Perdas, Deixe os Lucros Crescerem

Tenho hoje mais de 100 sites no total onde atuou em diversos nichos e diversas áreas. Com alguns desses ganho dinheiro com o Google Adsense, outros promovendo produtos de afiliados de terceiros e outros ainda com produto próprio.

Como investimentos em Bolsa de Valores, é óbvio que alguns sites simplesmente decolaram, praticamente, no lançamento do mesmo, enquanto outros estão até hoje remando para conseguir render algum lucro.

Sabe aquela sensação quando você começa um trade e tudo parece dar certo?

Você tem uma boa quantidade de capital para investir na bolsa, a relação de risco e retorno é boa, você entra no mercado e o mercado continua subindo, etc.

Pois é … Alguns sites eram assim. Outros em compensação, nunca saíram do chão.

Tendo o conhecimento que adquiri na bolsa de valores, aprendi que eu deveria focar naqueles que já mostravam potencial de lucro e investir mais tempo e dinheiro neles, e deixar aqueles que nunca mostraram grande potencial para trás.

Foi só a partir do momento que comecei a fazer isso que comecei a ver e receber uma boa ROI em meus negócios.

Controle De Risco E De Capital

Outra lição muito importante que aprendi foi na questão de controle de risco e de capital.

Toda vez que iria começar um novo empreendimento e/ou um novo site (muitas vezes um novo negócio precisava de mais de um site), eu fazia uma análise do risco e do capital que tinha para fazer a decisão certa.

Afinal, não tem coisa pior que você ter investido somente 10% do seu capital num trade que lhe gerou 47% de lucro não é mesmo!?

Mas isso acontece diversas vezes pois depende muito do trade e da ação que se está trabalhando. O controle de risco e de capital é fundamental para que você possa lucrar com o seu empreendimento pela internet para que você tenha a quantidade certa de capital naqueles investimentos que mais lhe gerarão retorno na hora certa.

Controle Das Emoções Por Altos E Baixo

Quase tão importante quanto ter o conhecimento técnico e específico das últimas estratégias e indicadores para analisar o mercado, é o controle de suas emoções.

Lembro que vi uma vez alguém comentando:

“Bolsa é f*#% … Ela traz os seus piores fantasmas à tona …”

E é verdade!!

Na hora do “vamo vê”, é simplesmente INCRÍVEL o poder que a mente tem sobre nossas atitudes. Aquele trade que você analisou, e analisou, e analisou, depois entrou com o capital certo na hora certa … PUF!!

Totalmente perdido por não ter conseguido controlas suas emoções e vendido antes da hora!!

Ou algo que uma vez eu notei e comentei com alguns amigos como achava engraçado: sabe aqueles dias que o mercado nem abriu, mas todas bolsas europeias, chinesa, japonesa, africana e de qualquer outro lugar que você conseguir pensar, abriram negativa e só pioraram durante o dia!?

Tudo vermelho e piscando … Aí está chegando a hora de abrir a BOVESPA e você só consegue pensar “Ai ai ai … vai dar merda!!”

Dito e feito! Tudo vermelho! Você se desespera, o mundo parece uma droga, tudo é difícil … Cansado de ver tanto sangue na tela, você decide dar uma volta …

Você sai na rua esperando o pandemônio: pessoas desesperadas correndo na rua sem saber o que fazer, acidentes de carros, meteoros explodindo edificações na cidade … só que nada disso acontece!!

A verdade é que praticamente ninguém está nem aí para o que está acontecendo na bolsa de valores!!

O mundo continua funcionando igual como sempre …

Aí que eu me dei conta o quanto a bolsa pode nos afetar e principalmente afetar nossas decisões mais importantes quando estamos investindo.

Estas foram algumas das lições que aprendi ao investir na Bolsa de Valores, e hoje elas me são muito úteis. Não existe conhecimento que possa ser considerado uma perda de tempo afinal, mesmo aquela aula chata que você acha que não lhe agregou nada, ao menos lhe ensinou do que você deve se manter longe na próxima vez certo!

E você, o que mais você gostaria de aprender para lhe ajudar em seus negócios!?

Crédito da imagem: http://freedigitalphotos.net

Colaborador/Autor deste artigo:

Bruno M. PicininiBruno M. Picinini é o autor do Manual do Empreendedor Digital, um manual 100% gratuito que serve como um guia para aqueles que desejam iniciar o seu empreendimento digital hoje mesmo. Com mais de 100 páginas recheadas de puro conhecimento, o manual já ajudou centenas de pessoas e com certeza irá ajudar você também. Baixe gratuitamente o manual hoje mesmo – você não tem nada a perder e prometo que não irá se arrepender!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
7 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *