24 de julho de 2017

12 blogs que fornecem resultados mensais de suas respectivas carteiras de investimentos

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
O título deste post me pareceu um pouco extenso, porém não encontrei outra maneira de simplificá-lo.
 
Com o fim do mês de Maio, a partir deste final de semana começam a serem publicadas as rentabilidades mensais das carteiras de investimentos em diversos blogs. Eu particularmente ainda não estou à vontade para publicar os resultados do meu portfólio de investimento pessoal. Porém admiro e muito os blogueiros amigos e parceiros que o fazem.
No entanto, juntos vamos seguindo o mesmo caminho rumo à independência financeira, a passos longos em direção ao nosso primeiro MILHÃO.
O objetivo deste post é apenas fornecer para os leitores uma lista de blogs que são pertencentes de minha lista de blogs que acompanho e recomendo.

Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net
Não vou comparar estratégias, porcentagem e muito menos valores. Este não é o ponto principal a sem discutido aqui, para isso existe em cada um destes blogs a caixa de comentários que estão abertas para sugestões e críticas. Cada um de nós, investidores individuais temos nossa própria maneira de investir, temos nosso perfil de investidor. Dependendo muito dos valores de cada carteira de investimento, a estratégia muda, pode ser melhor ou pior, mas o que vale mesmo é admirar o crescimento de cada uma delas.
Algumas carteiras de investimentos citadas logo abaixo eu acompanho desde o inicio, porém outras a pouco tempo. Há exemplo, o portfólio do amigo Heavy Metal que a pouco nos deu o prazer de podermos acompanhar sua estratégia e seus pensamentos.
Lembrando que não conheço nenhum deles pessoalmente, no entanto desejo um dia poder sentar e conversar por horas com todos, pois os admiro e sei o quanto é difícil ser investidor no Brasil, um país onde a educação financeira é pouco comentada, estudada e difundida.
Segue a lista dos 10 blogs que nos fornecem os resultados de suas respectivas carteiras de investimentos.

O investidor Independente tem como objetivo alcançar seu primeiro milhão no ano 2020. Interessante estas metas postadas na página “minhas metas”. Exemplos: em 2015 ele pretende chegar aos 350k e assim por diante, até 2020.
A carteira do amigo fornece valores e porcentagens, com gráfico simples e bem colorido. Possui alguma diversificação, porém está mais focado na renda variável.

Como o próprio blog diz: “Compartilhando idéias para alcançar a liberdade financeira”.
Henrique Carvalho, autor do blog, começou a publicar sua carteira mensal de investimento em meados de 2010, porém em dezembro do mesmo ano foi à última postagem referente ao portfólio.
O blog fornece um excelente conteúdo de gráficos (sua especialidade), e uma enorme quantidade de debates nas caixas de comentários. Incluso sobre estratégia de investimentos.

Não o conheço e não sei o nome do autor, embora eu o admiro igualmente.
Viver de Renda possui um dos maiores portfólios entre os divulgados. Com um crescimento assustador nos últimos meses, mais especificamente no mês anterior quando sua carteira teve um aporte de um valor expressivo. Publicando mensalmente valores e as respectivas porcentagens, alocação de cada ativo, classe e rentabilidades.
Destaque para o gráfico de Small e Micro Caps.
Com uma regularidade nos posts e com comentários de alta qualidade, o blog é um dos que eu mais fico atento quando chega o fim de cada mês. 

Investimentos e Finanças – http://investimentosefinancas.blogspot.com/
Mais um blog do qual teve uma pequena mudança mês passado. Além de nos fornecer mensalmente sua carteira de investimentos, divulgação de rentabilidade alocação de ativos e porcentagem, agora ele também nos fornece os valores. Dependendo dos valores, eles podem mudar e muito a estratégia de cada investidor e também nós ajudar a identificarmos com o autor do blog, dependendo do valor da carteira de investimento de cada um de nós.
Com gráficos para uma melhor visualização do leitor, os valores em reais possuem um destaque particular. Impressiona ver os rendimentos de um portfólio bem administrado.

Heavy Metal Investimentos – http://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/
Este amigo é o primeiro entre tantos, que eu posso dizer que tem UM MILHÃO, ou mais, um milhão de reais somente em sua carteira de ações e Fundos Imobiliários.

“ HEAVY METAL – Investidor sem medo do mercado!
O passado é imutável, mas podemos construir um futuro melhor, tanto pessoal quanto financeiro. Estudo, disciplina, determinação, estratégia e muito trabalho são as ferramentas usadas para alcançarmos a tão sonhada independência financeira. Muitos reclamam da falta de dinheiro, mas desperdiçam verdadeiras fortunas todos os dias em supérfluos ou em investimentos de retorno muitas vezes abaixo da inflação. O mercado é HEAVY METAL!! “ Diz o blog.

Sem palavras! O próprio autor diz tudo. Para mim o autor do blog é um verdadeiro pensador. O blog é bem diferente dos outros, com muitas fotos, e claro, muito Heavy Metal. Eu particularmente gosto do estilo e do jeito de escrever do autor, tem toda uma maneira especial: pede sugestões, nos dá dicas do mercado de opções etc. Ele é um investidor meio ativo meio passivo, já foi mais ativo, agora procura  uma carteira mais passiva e ganhar rendimentos extras nas opções.

Investir aos 40 também nos fornece os respectivos valores de sua carteira de investimento. Falando sobre suas estratégias, compras e vendas mensais. A última estratégia foi decidir vender suas posições em renda variável e liquidar a renda fixa, ou seja, fim da carteira de investimento por um momento. O investidor de 40 anos (ou mais..rs rs…) decidiu liquidar os investimentos para pagar parte de sua dívida do apartamento.
Vale a pena acompanhar o desfecho da estratégia do amigo, pois se você estiver na mesma situação, pode tirar exemplo e resolver imitá-lo. Com um pouco de cautela e muito estudo você também pode se dar bem, assim como ele.

Investimentos de Longo Prazo – http://longoprazo.wordpress.com/
Com gráficos simples, porém muito explicativos e de fácil visualização, o autor do blog, Fabrício Godoy, nos fornece todos os detalhes de seu portfólio. Incluso o que ele pensa a respeito de algumas ou todas as empresas em que ele investe no mercado acionário.
O gráfico da evolução da alocação da carteira mostra papeis por papeis incluso os títulos do Tesouro Direto.

Eu To Na Bolsa.com - http://indiceibrx.wordpress.com
O amigo Kerbej, mostra as porcentagens de todo seu portfólio. Com gráficos bem coloridos, eu destaco o gráfico de alocação setorial. O amigo, investidor e blogueiro, a meu ver, tem um enorme controle de sua alocação setorial e com poucos movimentos na carteira ele sempre esta visando equilibrar a balança entre os setores. Destaque para o setor de petróleo e gás. No entanto este blog só nos fornece porcentagens.

O Vida Boa Investimentos esta um pouco abandonado, última postagem tem data de 12 de abril, um breve post atualizando o valor e os acontecimentos de seu portfólio. Porém foi em 10 de fevereiro a última referente à atualização das rentabilidades de sua carteira do mês de janeiro. Com Valores e porcentagens, bem simples. Sem grandes gráficos e muitas explicações. O valor atual da carteira, o rendimento mensal e os proventos recebidos.

Este blog é um dos que o amigo nos traz detalhes de suas mudanças de pensamentos. Apresentando seus detalhes na planilha de planejamento financeiro, despesas e receitas.A carteira de investimento vem com muita informação também, porcentagens, alocação, taxa de riqueza e acontecimentos do mês. Incluso próximos passos a serem seguidos pelo autor do blog. Exemplo: qual a nova compra, ou venda de ativo.
Excelente discrição dos investimentos, porém sem papeis de empresas individuais, somente ETFs. O que tem um enorme valor para aqueles que acreditam ser um investidor passivo, permitindo economizar tempo nas analises complicadíssimas que cada companhia exige.

O blog Investindo Futuro também é um dos que nos fornece todos os dados de sua carteira de investimento, incluso valores. As tabelas com planilha do Excel eu as considero de grande valor visual e praticidade. Podemos colher muitas informações em uma primeira olhada, o visual é simples e com valores expressivos. As porcentagens das rentabilidades do último mês foram ótimas.
Tudo muito bem organizado e explicado. O gráfico do portfólio geral também tem seu valor. O balanceamento conforme o estilo do investidor e administrador do blog.


Investindo Todo Mês - http://investindo-todo-mes.blogspot.com/
É um casal que se esta buscando a independência financeira, assim como todos citados acima, porém este tem o objetivo claro. Chegar a um milhão de reais em dez anos. “Vamos juntos neste percurso discutindo idéias e tomadas de decisões”. Diz o autor do blog.
Nos fornece alguns dados de sua carteira: porcentagens, valores, aporte, negociações etc.
Na verdade, os números são de uma maneira geral, sem muitos detalhes e gráfico.
Ele apresenta mais detalhadamente as negociações.


Bom amigos, temos ai acima 10 blogs com informações de investidores individuais no qual podemos nos espelhar e compararmos as estratégias e valores. Comparando as rentabilidades mensais podemos ver se estamos no caminho correto. Assim como deixar nossas sugestão e dúvidas na caixa de comentários de cada uma delas, interagindo mais e participando de uma roda online de discussões sobre o tema que mais nos fascina: Investir.
Espero que tenham gostado e desejo sorte a todos eles. Acompanho todos com já disse antes e por isso os admiro.
Um forte abraço a todos e até a próxima.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
21 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *